NEWS

Diferença entre Muxarabi e Cobogó

O muxarabi, também conhecido como muxarabiê, é uma espécie de treliça de madeira com origem na arquitetura árabe (presente desde o século XIV em países da Ásia e Oriente Médio). Especula-se que originalmente, esse elemento arquitetônico foi criado para manter a água de beber fresca, no entanto, desde o século XIV, sua estrutura passou a ser associada a refrescar pessoas e, ao mesmo tempo, favorecer a sua privacidade.

Isso porque, a peça ao ser usada como fechamento de portas e balcões permitia a ventilação, a entrada parcial de luz natural e favorecia o “ver sem ser visto”, ou seja, quem está dentro do imóvel consegue ver quem está fora, mas não o contrário.

O muxarabi chegou ao Brasil, em meados de 1530, com a chegada dos colonizadores portugueses de origem árabe e sua estrutura foi muito utilizada durante o período colonial.

O cobogó por sua vez, se trata de um elemento arquitetônico inventado no Brasil durante o século XX. Para quem não sabe, a palavra “cobogó” resulta da junção da primeira sílaba do sobrenome dos seus respectivos criadores, sendo eles: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Inicialmente, o cobogó havia sido produzido em concreto, mas atualmente sua estrutura é feita em diversos materiais como madeira, cerâmica e até vidro. Esse elemento construtivo vazado também facilita a ventilação e a entrada parcial de luz natural no ambiente. 

Nos projetos, o cobogó marca presença principalmente no período da arquitetura modernista dentre os arquitetos brasileiros, certamente Lúcio Costa e Oscar Niemeyer foram os que mais aplicaram esse elemento em seus projetos pelo país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest